São José de Cupertino, nascido em 1603, em Cupertino (Apúlia), foi um frade franciscano, considerado o “padroeiro dos estudantes”, e cuja vida foi preenchida por uma intensa devoção, experiências místicas e dons extraordinários.
Desde idade jovem, José manifestou uma grande vontade de conhecimento e uma devoção profunda pela fé cristã. Não obstante as suas limitadas capacidades intelectuais, dedicou-se ao estudo da teologia e da filosofia, demonstrando uma grande compreensão espiritual, que o levou a tornar-se frade franciscano. Precisamente por causa das suas dificuldades, que conseguiu superar com a ajuda de Deus, José é conhecido com o principal padroeiro dos estudantes.
São José de Cupertino é recordado, especialmente, pelas suas experiências místicas, durante as quais entrava num estado de êxtase e de transcendência espiritual. Frequentemente se elevava do chão durante a oração ou quando participava na Missa, vivendo assim uma íntima comunhão com Deus. Por causa deste fenómeno de levitação, é igualmente chamado “o santo dos voos”. As suas visões e os seus dons extraordinários tornaram-no num modelo de fé e santidade.
Infelizmente, estes dons também foram para ele causa de grande sofrimento e perseguições. Teve de viver muitos anos de reclusão, em Assis e outros conventos, o último dos quais em Ósimo (Marcas), onde morreu santamente no dia 18 de setembro (dia em que se celebra a sua festa) de 1663 e onde ainda hoje repousa.
Apesar da sua experiência mística e das fadigas que esta comportava, São José manteve sempre um profundo sentido de humildade e simplicidade. Viveu em pobreza, dedicando-se com fervor à oração e à penitência. A sua humildade levou-o a amar e a servir os outros, demonstrando uma atenção especial pelos mais necessitados e pelos marginalizados.
Foi grande e constante a sua devoção por São Francisco de Assis e por Nossa Senhora, para os quais se voltava nas suas orações, vendo-os como modelos de virtude e seus intercessores. A sua confiança na providência divina e a sua devoção à Virgem Maria acompanharam-no sempre ao longo do seu caminho espiritual.
A famosa cidade de Cupertino, na Califórnia, onde hoje se encontra a sede da Apple, adotou o nome da igreja de São José de Cupertino, à semelhança de outras cidades da costa oeste dos Estados Unidos da América, que tomaram o nome de antigas presenças franciscanas (Los Angeles por causa de Santa Maria dos Anjos, San Francisco, San Diego…).
Oração dos jovens
a São José de Copertino
São José de Copertino
apaixonado pelo rosto do Senhor,
presente no evangelho e na Eucaristia,
patrono dos estudantes,
estou aqui para te pedir a tua ajuda.
Tu conheces os meus medos
e a minhas esperanças:
estás presente com o teu apoio,
no esforço e no empenho,
no sacrifício e na alegria,
na coragem e nas escolhas importantes da vida.
Reza por mim ao Senhor,
para que eu possa sentir o estudo
como um meio decisivo
para dar ao mundo o que eu sou
na alegria e no amor.
S. José de Copertino, no teu exemplo,
faz que também eu possa voar alto como tu,
de forma que eu possa perceber
o olhar do Senhor em mim
e louvá-lo pela Sua infinita bondade
Ámen.
© todos os direitos reservados
É proibida qualquer reprodução das imagens.
Para mais informações, contactar:
info@vocazionefrancescana.org.