SANTA BEATRIZ
DA SILVA

Santa Beatriz da Silva, nascida no ano de 1437 em Campo Maior (Portugal), é uma figura venerada pela sua vida de renúncia e santidade. A sua história é um exemplo de amor a Deus, dedicação ao próximo e empenho na vida religiosa.

Filha de nobres, Beatriz decidiu desde jovem dedicar-se a Deus. No entanto, tornou-se dama de companhia da rainha Isabel de Portugal (consorte do rei de Castela). Apesar das numerosas dificuldades impostas pela família e pela sua condição de vida, Beatriz perseverou na sua vocação, recusando casar-se e escolhendo, em vez disso, viver uma vida de pobreza e oração.

Beatriz obteve a licença de se retirar para um mosteiro em Toledo, e depois fundou um mosteiro próprio que deu origem à Ordem da Imaculada Conceição, vivendo um carisma mariano, fortemente apoiado pela espiritualidade franciscana. Escreveu uma regra para as suas Irmãs, mas morreu logo após a sua profissão religiosa (em 1492). Viveu uma vida de austeridade e humildade, consagrando-se completamente a Cristo.

Santa Beatriz é particularmente venerada pela sua devoção à Imaculada Conceição e ao Santíssimo Sacramento. Passava longas horas em adoração, nutrindo uma profunda união com Jesus Eucaristia. A sua fé na presença real de Cristo na Eucaristia era um farol de luz para os outros e um exemplo de amor ardente pelo Senhor.

Como Maria, que se levantou e foi apressadamente a visitar Isabel, santa Beatriz respondeu prontamente ao chamamento de Deus na sua vida. Abandonou os confortos do mundo para seguir a sua vocação e servir ao próximo com amor e dedicação.

Curiosidade

Santa Beatriz era uma mulher extraordinariamente bela, o que provocava muitos conflitos e invejas na coorte real. Por isso, Santa Beatriz cobriu o rosto com um véu até ao fim da sua vida, para que nenhum homem visse a sua beleza, mas apenas Deus. No fim da sua vida, quando lhe retiraram o véu, no seu rosto brilhou uma grande luz que iluminou o quarto inteiro, como sinal da sua santidade. Por esse motivo santa Beatriz é sempre representada com uma estrela na fronte.

Oração dos jovens
a Santa Beatriz da Silva

Santa Beatriz
mulher de olhar contemplativo
e de coração sempre vigilante,
despertai, em nós, jovens,
o desejo de viver,
a beleza da vida interior
e a abertura à Vontade de Deus,
nos desafios e lutas da vida.

Ensina-nos a escutar a voz de Jesus,
e a ser dóceis às inspirações
do Espírito Santo,
para sermos fiéis à vocação que Deus Pai
um dia sonhou para nós; como horizonte
de felicidade e amor verdadeiro.

Santa Beatriz dá-nos a tua ousadia,
de imitar Maria Imaculada,
e partir apressadamente
seguindo sempre o caminho
que leva a Deus e ao próximo!

Ámen.

Ordem dos Frades Menores Conventuais

© todos os direitos reservados

É proibida qualquer reprodução das imagens.
Para mais informações, contactar:
info@vocazionefrancescana.org.